bn camara 05 2020

23 05 2020 regiao cidades despenca isolamentoAs principais cidades do Vale do Paraíba despencaram na taxa de isolamento na sexta-feira (22/05), conforme dados do Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente), do governo estadual. O índice ficou abaixo de 50% em sete das 11 cidades da região monitoradas diariamente pelo sistema, que analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

O Estado cobra taxa mínima de 55% de isolamento para conter a expansão da Covid-19, que cresce no interior quatro vezes mais rápido do que na Grande São Paulo, epicentro da doença no país.

Pelo quinto dia seguindo, Guaratinguetá registrou a menor taxa de isolamento da região, com 45% nesta sexta, o mesmo índice desde segunda. A exceção foi na quinta-feira, com 46%.

A queda de Guaratinguetá, que vinha registrando taxas acima de 50%, coincide com o anúncio do prefeito Marcus Soliva (PSB) de determinar a aplicação da hidroxocloroquina em pacientes no estágio inicial da Covid-19, na sexta-feira passada.

Taubaté vem em seguida com 46% de isolamento, depois Jacareí (47%), São José dos Campos (48%), Pindamonhangaba (48%), Caçapava (49%) e Lorena (49%).

Caraguatatuba (51%) e Cruzeiro (51%) também não atingiram o mínimo indicado pelo governo estadual.

“Será que vamos precisar ver pessoas mortas nas ruas para entender que o isolamento é a única alternativa que existe? Pense nisso você que é contra e não acredita no isolamento”, disse o governador João Doria (PSDB) em entrevista coletiva nesta semana, no Palácio dos Bandeirantes.

As únicas cidades da região que ultrapassaram a taxa mínima foram Ubatuba (57%) e São Sebastião (62%), que estão entre as maiores do estado na lista com 104 cidades paulistas com mais de 70 mil habitantes, monitoradas diariamente.

“Quanto maior o isolamento social, maior a chance de superarmos a fase mais dura da doença. Não obedecer [ao isolamento] prejudica o conjunto de decisões do governo para a reativação econômica no estado”, disse Doria.


an pref 07 05 2020

impacto 94 completo Página 8

an luiz octavio