bn camara 05 2020

21 05 2020 regiao sjc testes moradores ruaA Prefeitura de São José dos Campos informou que vai testar moradores de rua para a Covid-19 a partir desta quinta-feira (21/05). O objetivo é identificar pessoas contaminadas, providenciar o isolamento dos casos positivos e evitar a propagação do vírus na cidade.

Até a manhã desta quinta-feira, a cidade havia registrado 553 casos da doença com 29 mortes por Covid-19.

Levantamento feito pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, no mês de abril, aponta que 90 pessoas viviam nas ruas de São José por não terem moradia e nem aceitarem abrigo. O objetivo é que o teste seja feito em todas as pessoas nesta situação.

O levantamento da prefeitura fez cerca de mil abordagens, sendo que outras 284 pessoas abordadas foram encaminhadas para suas cidades e 184 para abrigos.

Testes rápidos

Os moradores de rua serão submetidos a testes rápidos por um método que objetiva realizar a triagem preliminar da Covid-19 em menos tempo e custo.

Por meio da coleta de uma gota de sangue, o teste rápido é capaz de detectar a presença de anticorpos, que são produzidos pelas células de defesa do corpo humano após o contato com o vírus. O resultado fica disponível no intervalo de 15 a 30 minutos após a realização.

Desde o início da pandemia, foram criados espaços de isolamento para casos suspeitos de Covid-19. Até esta quinta, apenas três pessoas precisaram ficar isoladas, mas todas já foram liberadas.

Idosos e pessoas com doenças crônicas também estão recebendo tratamento diferenciado pelo fato de integrarem os grupos com maior risco de morte no caso de infecção pela Covid-19. Para eles, acolhimento está sendo feito em instituições separadas do público em geral. Idosos junto com idosos e pessoas com comorbidades em abrigos diferentes dos demais.

Para acionar as equipes da assistência social com relação às pessoas em situação de rua, a população pode ligar para 153 ou 156.


an pref 07 05 2020

impacto 94 completo Página 8

an luiz octavio