an luiz octavio        an pref crz jan 2020

 

23 03 2020 regiao sjc quarentena parques comerciosSão José dos Campos vai entrar em quarentena a partir desta segunda-feira (23/03). A prefeitura informou que vai publicar novo decreto com mais restrições para combater a pandemia do novo coronavírus. Até o domingo (22/03), a cidade tinha cinco casos confirmados da doença e 84 sob investigação.

Entre as ações previstas estão o fechamento de parques públicos e do comércio. Supermercados podem atuar por 24h, mas devem seguir regras. Segundo a prefeitura, as medidas no âmbito do município, regulamentam o estado de calamidade pública, já declarados pelos governos Federal e Estadual.

Serviços essenciais nas áreas de saúde, assistência social, segurança pública e mobilidade urbanas estão mantidos.

A Guarda Civil Municipal e o setor de fiscalização da prefeitura irão acompanhar o cumprimento da medida e, caso necessário, poderão aplicar multas.

Confira as novas medidas

Parques e equipamentos esportivos ficarão fechados por tempo indeterminado a partir de segunda (23/03);

Comércios ficarão fechados, com exceção de serviços essenciais de alimentação, abastecimento, saúde, bancos, limpeza e segurança. Restaurantes, bares e cafés devem permanecer fechados, mas podem usar delivery ou retirada no local;

Farmácias, serviços essenciais e feiras livres que ficarem abertos terão que providenciar; higienização e manter distância de 2 metros entre as pessoas;

Supermercados deverão respeitar a lotação máxima de clientes (1 a cada 15 m²) e afixar a lotação máxima na área externa. Esse tipo de estabelecimento poderá abrir 24 horas.

Transporte público

Os ônibus que operam o transporte público de São José irão atuar com frota completa nos horários de pico.

Segundo a prefeitura, já há previsão de redução no número de passageiros e, consequente, menor carregamento devido à interrupção de aulas, profissionais atuando em home office, férias coletivas etc.

Todas as linhas com os respectivos itinerários podem ser consultados no site da Prefeitura ou no aplicativo Ônibus na Hora.

O uso dos cartões do Bilhete Único dos idosos será restrito para viagens por motivo de saúde. Para isso, eles terão que apresentar o RG ao motorista e informar o local de destino.

Bolsa família

Está suspenso por 120 dias o andamento dos processos de atualização, assim como a aplicação de medidas decorrentes ao descumprimento destas etapas. Portanto, os beneficiários não precisam procurar os postos de atendimento do Cadastro Único para fazer a regularização. Nenhum benefício será cancelado ou bloqueado neste período.

Estagiários

Os estagiários da prefeitura que possuem recesso a usufruir parcialmente, poderão solicitar o agendamento. Quem preferir, poderá solicitar a suspensão do contrato de estágio, enquanto houver a pandemia, sem comprometer a duração do contrato.

Já os estagiários de unidades escolares e da Secretaria de Educação e Cidadania, exceto a sede, terão seus contratos suspensos por 60 dias, a partir de segunda-feira (23/03). Não haverá alterações para os demais estagiários.

Servidores

A prefeitura vai dar férias coletivas para os servidores municipais a partir da próxima quarta-feira (25/03), para os que tenham acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas e gestantes.

Servidores que não trabalham na área da saúde, mobilidade urbana e assistência social, terão férias coletivas também, sendo que 50% entrarão de férias dia 25 de março e a outra metade a partir do dia 27 de abril.

Fundhas

A Fundhas definiu período de recesso para equipes de atendimento nas unidades e no Cephas, para o grupo de risco e parte dos funcionários a partir da próxima quarta-feira (25/03) e para os demais a partir do dia 27 de abril.


an pao quente 01

an byomed