09 01 2020 regiao jacarei 50dias entrega coiA 50 dias da previsão para início de funcionamento do COI (Centro de Operações Integradas), Jacareí registra aproximadamente 62% das fibras óticas implantadas. O sistema de segurança teve ter custo de cerca de R$ 5,4 milhões, até o momento.

De acordo com a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, estão em andamento a continuidade da implantação das fibras, principalmente nas rodovias, e a fase de reforma do ambiente que deve ficar responsável por receber os dados do sistema.

A reforma tem custo de R$ 154 mil, e, ainda requer o término da fachada e de espaços como vestiários e banheiros para os funcionários. O espaço deve receber equipes da GCM (Guarda Civil Municipal), do Departamento de Posturas, Polícia Militar, Polícia Civil e agentes de Mobilidade Urbana.

O sistema de segurança deve operar com 116 câmeras posicionadas em locais considerados estratégicos pelos órgãos, como as vias de acesso ao município. Toda a implantação é feita pela empresa Telemática Sistemas Inteligentes, e, segundo a prefeitura, há previsão de aditamento inferior a 5% no contrato para adequação física da rede de fibra ótica e reforço de rede elétrica. O valor do aumento ainda não teria sido formalizado.

Entre os dispositivos do Centro de Operações, estão 22 câmeras com a tecnologia OCR, que auxiliam na identificação de placas de veículos. O serviço deve ocorrer em convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que deve permitir acesso imediato ao banco de dados das polícias estaduais.

Para o convênio, a prefeitura informou ter enviado toda documentação para viabilizar o compartilhamento de dados e imagens, e que aguarda a publicação da formalização por parte da SSP.

Entrega

A implantação do COI era prevista para ter início ainda no primeiro ano de mandato do prefeito Izaias Santana (PSDB), mas o contrato somente foi assinado no ano passado. Agora, segundo o governo tucano, o início de funcionamento do sistema integrado deve ocorrer durante o próximo mês.

"[É previsto para o] final de fevereiro se não houver atrasos decorrentes de chuvas ou outros fatores", diz trecho de nota apresentada.


an paulo bento

an luiz octavio