bn pref crz 24 09 2019    bn luiz octavio mega feirao nov 2019    an camara crz 03 10 2019

09 11 2019 regiao ita reitorO ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São José dos Campos, vai preparar uma lista com três candidatos para a definição do novo reitor do instituto. Os nomes serão escolhidos entre os cinco candidatos que fizeram apresentações e entrevistas individuais na sede do ITA, em São José, entre 5 e 7 de novembro.

De 13 candidatos inscritos para a seleção do Instituto, seis foram aprovados para a segunda fase do processo, mas um desistiu --Jefferson de Oliveira Gomes, que é presidente do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), órgão estadual.

A lista tríplice dos indicados e as justificativas e recomendações da Comissão de Alto Nível, criada para a seleção do reitor, serão encaminhadas ao diretor do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

Segundo o edital, a ordem dos nomes dos indicados na lista tríplice será do primeiro para o último recomendado.

A escolha final caberá ao comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que poderá não indicar nenhum dos nomes da lista preparada pelo ITA e nomear um reitor interino, além de determinar a abertura de um novo processo de seleção.

Caso nomeie um novo reitor, o escolhido ocupará o cargo por quatro anos, podendo se candidatar à recondução para o mesmo período, desde que passe por um novo processo de avaliação.

Um dos nomes da lista tríplice deve ser o do presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Anderson Ribeiro Correia, que foi reitor do ITA entre 2016 e janeiro de 2019, quando deixou o cargo para assumir o órgão do MEC (Ministério da Educação).

Ele foi beneficiado por uma mudança nas regras da seleção feita pelo Comando da Aeronáutica com o processo em andamento.


an pao quente 02

an byomed