09 11 2019 regiao ita reitorO ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São José dos Campos, vai preparar uma lista com três candidatos para a definição do novo reitor do instituto. Os nomes serão escolhidos entre os cinco candidatos que fizeram apresentações e entrevistas individuais na sede do ITA, em São José, entre 5 e 7 de novembro.

De 13 candidatos inscritos para a seleção do Instituto, seis foram aprovados para a segunda fase do processo, mas um desistiu --Jefferson de Oliveira Gomes, que é presidente do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), órgão estadual.

A lista tríplice dos indicados e as justificativas e recomendações da Comissão de Alto Nível, criada para a seleção do reitor, serão encaminhadas ao diretor do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

Segundo o edital, a ordem dos nomes dos indicados na lista tríplice será do primeiro para o último recomendado.

A escolha final caberá ao comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que poderá não indicar nenhum dos nomes da lista preparada pelo ITA e nomear um reitor interino, além de determinar a abertura de um novo processo de seleção.

Caso nomeie um novo reitor, o escolhido ocupará o cargo por quatro anos, podendo se candidatar à recondução para o mesmo período, desde que passe por um novo processo de avaliação.

Um dos nomes da lista tríplice deve ser o do presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Anderson Ribeiro Correia, que foi reitor do ITA entre 2016 e janeiro de 2019, quando deixou o cargo para assumir o órgão do MEC (Ministério da Educação).

Ele foi beneficiado por uma mudança nas regras da seleção feita pelo Comando da Aeronáutica com o processo em andamento.


an paulo bento

an luiz octavio