15 10 2019 regiao jacarei energia solarA Câmara de Jacareí quer se tornar o primeiro prédio público da região com até 95% de energia solar. A previsão é a de que o projeto saia do papel e seja concretizado até abril do próximo ano.

De acordo com o presidente da Câmara, Abner de Madureira (PL), a iniciativa ocorreu após uma sugestão de um servidor do Legislativo, e, após estudos, o parlamentar foi visitar projeto semelhante que foi instalado na Câmara de Aparecida, onde cerca de 50% da energia consumida é solar.

"Se realmente houver a possibilidade de implantar até 95%, nós vamos ser a única Câmara do Brasil que trabalha com energia solar, energia renovável, energia limpa", afirmou o vereador.

Segundo Abner, parlamentares de Aparecida apresentaram a informação de que o projeto trouxe economia de 60% no primeiro mês de instalação, e, que em agosto, a conta chegou a vir zerada.

"A gente prevê uma economia muito grande", disse Abner, acrescentando que a Câmara paga, atualmente, cerca de R$ 15 mil de energia elétrica mensalmente.

A mudança deve acontecer com a implantação de painéis solares na cobertura do prédio -- que está sob avaliação da empresa responsável.

O sistema deve ter durabilidade de cerca de 15 anos.


an paulo bento

an luiz octavio