bn pref crz 24 09 2019    bn face luiz octavio automoveis 01    an camara crz 03 10 2019

 

08 10 2019 regiao jac onibusA Prefeitura de Jacareí (SP) quer implantar corredores exclusivos para ônibus até o fim do ano. A primeira fase do projeto prevê a implantação de 11 quilômetros de corredores de ônibus na região central da cidade. Deste total, oito quilômetros serão de faixas compartilhadas e três de percurso exclusivo dos coletivos - incluindo fretados e vans do transporte escolar.

A exclusividade vai valer de segunda a sexta, das 6h às 9h e das 16h às 19h.

A pintura já teve início em algumas vias, mas nem todos os moradores sabiam do que se tratava a nova pintura em algumas vias. No dia 26 de setembro a prefeitura realizou uma consulta pública na câmara e apresentou o projeto de implantação dos corredores de ônibus. No entanto, antes da ocasião, algumas avenidas da cidade já tinham recebido a pintura das faixas.

Por causa disso, muitas pessoas não estavam sabendo da medida. "Eu não tava sabendo disso não", disse uma moradora.

Entre as pessoas que já estavam sabendo do projeto, as opiniões divergem. "Eu acho que vai ajudar bastante, porque no horário de pico demora mesmo os ônibus aqui", disse uma moradora.

"Você pegar uma cidade maior, com avenidas largas, é bastante compreensível. Em uma cidade como a nossa, antiga, com trânsito ruim e ruas estreitas não tem cabimento", disse um motorista.

Para o presidente da associação de engenheiros e arquitetos de Jacareí, João Pascoal Del Monaco, as avenidas da cidade são estreitas e não possuem estrutura adequada para receber os corredores. "Isso pode gerar um grande desconforto no ir e vir que vai acarretar em problemas no próprio trânsito. Não é bem por aí que se discute um problema viário", disse.

O que diz a prefeitura

A diretora de transporte do município, Thais Nunes afirma que foram feitos estudos e pesquisas sobre o assunto antes da elaboração do projeto. "O que a gente consultou foi a base teórica dos projetos que já são implantados nas outras cidades de médio porte, com base na estrutura da via, do número de ônibus que utilizam, do número de pessoas que utilizavam naquele horário", disse.

Sobre a falta divulgação, a diretora justifica que a medida será implantada de forma gradativa até novembro e que haverá um período da adaptação, antes do período de fiscalização e aplicação de multas. "Vai ter todo um mês de adaptação, ações educativas, pra começar mesmo a implantação em dezembro", disse.


bn feira profissoes

an pao quente 02

an byomed