13 09 2019 regiao sjc blitz lei secaUma força-tarefa entre órgãos de segurança irá se empenhar em uma grande Blitz da Lei Seca neste fim de semana. A operação, que reúne 100 profissionais, estará posicionada em todas as saídas de um festival de música que acontece nesta sexta-feira (13/09) e sábado (14/09) em São José dos Campos.

A atividade deve ser composta por equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Bombeiros, Detran, Delegacia Seccional de São José dos Campos, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Posturas e GCM (Guarda Civil Municipal de São José dos Campos), com apoio da CCR NovaDutra.

De acordo com a CCR, ação deve ser realizada entre 22h e 9h nos dois primeiros dias do Vale Music Fest, no bairro Jardim Limoeiro. O objetivo da ação é inibir a ingestão de bebida alcoólica por motoristas que estiverem no evento, reduzindo assim o número de ocorrências na rodovia e também em vias do município.

Estrutura

As equipes distribuídas no local devem portar 15 bafômetros do tipo passivo, para detectar se o motorista ou motociclista ingeriu ou não bebida alcoólica. Com apenas um sopro rápido, o equipamento aponta se há ou não a presença de álcool no organismo, diferente do convencional que leva até dois minutos para obter o resultado. Durante a blitz, inicialmente os condutores farão o teste no bafômetro passivo. Em caso positivo, o motorista será conduzido para realizar um novo teste com o bafômetro convencional, que aponta o índice de alcoolemia, para confirmar a autuação.