bn cmc 26 08 2019        an luiz octavio        bn pref crz setembro 2019

 

07 09 2019 regiao rota cervejaA Secretaria Estadual de Turismo lançou nesta semana a 'Rota Cervejeira', que inclui seis regiões do estado, entre elas a Serra da Mantiqueira. O objetivo é estimular o turismo nestas regiões para apaixonados por cerveja, especialmente as especiais.

A rota será lançada oficialmente no 'Mondial de la Biere', o Festival Internacional de Cervejas, evento que acontece até domingo no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.

O estado conta com cinco rotas cervejeiras: capital e região, Campinas, Sorocaba, Serra da Mantiqueira e Ribeirão Preto. No total, há 218 fábricas de cervejas nestas regiões, colocando São Paulo no 2º lugar do ranking do Brasil em número de cervejarias.

Na Serra da Mantiqueira, a 'Rota Cervejeira' destaca fabricantes em Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, como Araukarien, Baden Baden, Bauzeira, Caras de malte, carijó e Krios. "A diversidade de atrativos paulistas é imensa. E agora os turistas têm mais um incentivo para viajar, com o lançamento da Rota Cervejeira", aponta a Secretaria de Turismo.

No festival do Rio de Janeiro, a pasta espera apresentar as cervejas paulistas para um público estimado em mais de 45 mil pessoas.

"É uma boa iniciativa para a região e aos amantes da boa cerveja. A bebida começa a ganhar outro status no Vale com a produção das cervejas especiais", disse André Araújo, colecionador de cervejas.

Brasil conta com cinco rotas da cerveja para aficcionados

Para quem é apaixonado por cervejas, além da nova rota criada no estado de São Paulo, o país conta com cinco rotas ligadas à bebida, principalmente para degustação de tipos especiais. Duas estão na região Sul: Vale do Itajaí (Vale da Cerveja), em Santa Catarina, e Curitiba, onde há o 'Beer Train' que percorre o roteiro sobre trilhos entre Curitiba e Morretes, no Paraná. Ribeirão Preto tem a rota conhecida das cervejarias artesanais, incluindo um tour pelas produtoras. Outra rota fica na Serra Fluminense, em Petrópolis, com antiga fábrica da Bohemia e pequenas cervejarias em Teresópolis.


an byomed

an pao quente 02