bn cmc 26 08 2019        an luiz octavio        bn pref crz setembro 2019

 

16 08 2019 regiao sjc arvores astronautasApós recomendação do Comam (Conselho Municipal de Meio Ambiente), a Prefeitura de São José dos Campos decidiu suspender o corte de árvores na Avenida dos Astronautas. A medida foi tomada depois que o conselho aprovou, em reunião ordinária nessa quinta, um pedido para que o município apresente a justificativa técnica dos cortes.

De 136 árvores que seriam suprimidas para a construção de uma ciclovia, pelo menos 68 já foram retiradas, segundo grupos de ambientalistas e de moradores que protestaram contra os cortes.

A supressão seria concluída nessa sexta-feira, mas foi suspensa pela prefeitura, que informou que enviará ao Comam "todos os documentos que permitem a atividade". "A supressão das árvores possui os laudos técnicos de autorização e foi prevista para gerar o menor impacto possível no traçado, visando manter o maior número de árvores. Para cada supressão haverá a compensação ambiental de 15 a 25 mudas de 3 metros de altura que serão plantadas na região da ciclovia. Os plantios, inclusive, serão iniciados na próxima semana", informou o município, em nota.

A ciclovia, que custará R$ 3,733 milhões, ligará a entrada do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) à Embraer. A previsão é de que seja concluída no primeiro trimestre de 2020.

Por causa do corte das árvores, a oposição ao governo Felicio Ramuth (PSDB) fez representações ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal para pedir o embargo da obra.


an byomed

an pao quente 02