bn CMCjul 2019        an luiz octavio        bn pref crz ago 2019

 

10 08 2019 regiao jac aplicativosMotoristas de aplicativos fizeram um protesto na manhã de sexta-feira (09/08) pedindo mais segurança na prestação do serviço em Jacareí (SP). Eles reclamam de assaltos recorrentes devido à possibilidade de criação de perfis falsos usados por criminosos.

O grupo seguiu em carreata do Parque da Cidade até a prefeitura, onde pediram para serem ouvidos pelo prefeito. Segundo os trabalhadores, as situações ocorrem tanto no app da Uber, quanto no da 99. O método de ação dos criminosos, é solicitar uma corrida por um perfil e na hora do embarque, anunciam o assalto.

“A polícia precisa prestar atenção em nós, pois os assaltos são frequentes e sempre nas mesmas regiões”, disse a motorista Djamila Silva que foi assaltada no último mês.

O que dizem as empresas

A 99 não comentou o protesto e disse que tem a segurança como prioridade na estratégia e que trabalha para tornar as corridas do app mais seguras para motoristas e passageiros.

A operadora de corridas informou que entre as soluções desenvolvidas está um recurso de inteligência artificial que monitora todas as chamadas, identificando situações de riscos, que incluiu no aplicativo um botão de segurança que permite ao usuário compartilhar informações do trajeto para que parentes e amigos acompanhem a localização em tempo real.

A empresa informou que em caso de ocorrências ligadas à segurança, motoristas e passageiros podem ligar para uma central telefônica da empresa, no telefone 0800-888-8999.

A Uber informou que pede para que os motoristas entrem em contato com a empresa para relatar os casos.

Prefeitura e PM

A prefeitura disse que as reivindicações sobre segurança são de competência da Polícia Militar e que o prefeito não recebeu os motoristas porque tinha compromissos agendados. A Polícia Militar foi procurada, mas não respondeu até a publicação da reportagem.


an pao quente 02

an byomed