bn cmc 26 08 2019        an luiz octavio        bn pref crz setembro 2019

 

30 07 2019 regiao sjc vplEm uma coletiva à imprensa sobre os progressos das obras da Via Cambuí, o prefeito Felicio Ramuth (PSDB) afirmou que o VLP (Veículo Leve Sobre Pneus) será o modelo responsável pelo transporte rápido de massa que será implantado junto ao projeto Linha Verde.

Anunciada em junho, a Linha será responsável por ligar as regiões sul e leste da cidade. Um dos trechos em que ela deve passar será o viaduto que está sendo construído nas obras da Cambuí.

"No projeto da Linha Verde, o VLP passa também sobre esse viaduto, que é um pouquinho largo, mas com as duas pistas do VLP estará com o tamanho ideal", disse o prefeito.

O modelo deve ser incorporado na nova licitação do transporte público municipal.

As atuais concessões de ônibus seguem em vigor até o mês de fevereiro de 2021.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o município negocia a viabilização do novo transporte junto ao governo estadual.

"A prefeitura já está em negociação adiantada com o Estado para obter a transferência de parte deles [dos recursos] para o Projeto Linha Verde", diz trecho de nota.

No início do mês, o governo também lançou um chamamento público para receber projetos sobre a implantação do VLP até 15 de agosto.

Apesar da afirmação do prefeito e do chamamento, a Secretaria ainda afirmou que avalia modelos como o BRT (Bus Rapid Transit), o BRS (Bus Rapid Service), o BHLS (Bus with High Level Service) e o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos).

Com o descarte do BRT, o município também deve perder os cerca de R$ 800 milhões conseguidos em convênio com a Caixa Econômica Federal.

Impasse

Inicialmente, o prefeito havia garantido que a resposta sobre qual seria o modelo de transporte rápido de massa a operar na cidade seria apresentada até o primeiro semestre.

Para a escolha, Felicio e o secretário de Governo, Anderson Farias, chegaram a viajar para a China para avaliar os modelos possíveis de implantação.


an byomed

an pao quente 02