23 01 2019 regiao thales grabielCom a inclusão de três secretários municipais no corpo de conselheiros da Fundação Cruzeirense de Jornalismo e Radiodifusão, o grupo político do prefeito Thales Gabriel passa a ter influência na Rádio Mantiqueira. O conselho é formado por dez nomes. Nos próximos meses, segundo fontes, Thales terá abertura para a indicação de mais três membros de sua confiança. Assim, passaria a ter maioria e o domínio da emissora.

Nos corredores da Rádio Mantiqueira circulam informações indicando a quebra do domínio do vereador Paulo Vieira, que estaria se afastando do comando. Um dos motivos seriam as dívidas “impagáveis” acumulada pela Mantiqueira nos últimos vinte anos. Três membros do conselho, de nomes não revelados, ligados a Vieira se desvincularam do conselho da emissora. As vagas foram ocupadas pelos secretários municipais José Rogério, de Cultura; Danilo Resende, de Administração, e José Kléber de Obras.

Apesar das substituições, Paulo Vieira ainda mantém o domínio da rádio através do professor Jorge Conde, atual presidente da Fundação Cruzeirense. Há indícios de que Conde deverá deixar o cargo nos próximos meses.

A DELICADA SITUAÇÃO

De mão em mão, desde que transformada em fundação em 1985, a Rádio Mantiqueira enfrenta profunda crise financeira motivada por embargos judiciais para pagamento de indenizações trabalhistas e de tributos. Numa das ações, a emissora perdeu o terreno do pátio de transmissões, na região da Vila Nova Cruzeiro.

O único transmissor de FM em operação, que teria sido locado de outra emissora, foi instalado num cômodo no quintal do prédio onde funcionam os estúdios. A emissora estaria correndo o risco de ser lacrada pelo Ministério das Comunicações em consequência da transferência do equipamento sem o conhecimento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O HISTÓRICO

Comprada pela Prefeitura em 1984, no governo de Paulo Scamilla, a Rádio Mantiqueira foi doada à Fundação Cruzeirense de Jornalismo e Radiodifusão em 1985. A fundação também foi criada por Scamilla. Há três anos, com a saída de conselheiros ligados ao ex-prefeito, o vereador Paulo Vieira indicou membros de sua confiança. Agora, há evidências de transferência do comando para Thales Gabriel.


an paulo bento

an luiz octavio