03 01 2019 doria valeMelhorar a segurança pública na RMVale é a principal meta do governador João Doria (PSDB) para a região, segundo as promessas que fez durante a campanha eleitoral.

Foram 18 compromissos anunciados pelo governador, sete deles relacionados à segurança.

A RMVale lidera o ranking de mortes por assassinato no interior do estado, de forma disparada, com 333 pessoas mortas entre janeiro e novembro de 2018, sendo 309 homicídios e 24 latrocínios.

A região tem taxa de 14,10 vítimas de homicídio a cada 100 mil habitantes, 72% superior à da Grande São Paulo e 119% maior do que a registrada na capital. No estado, o índice é 7,27 vítimas por 100 mil habitantes.

"O principal problema identificado na região, e que receberá prioridade absoluta em nosso governo, é a segurança pública", disse Doria.

UNIDADES

Ele prometeu criar duas unidades do Baep (Batalhão Especial da Polícia Militar), em Taubaté e Caraguatatuba, e duas regionais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) para investigação dos crimes.

"Vamos implantar o Baep em Taubaté. Isso significa de 200 a 400 policiais, em caráter permanente, fortemente armados, com a polícia de 'drone' implantada simultaneamente, igualmente ao monitoramento de câmeras", disse Doria.

O tucano prometeu integração entre as polícias e as guardas civis municipais.

"Vão trabalhar de forma integrada, com troca de informações e sob a gestão de um COI (Centro de Operações Integradas)".

Prometeu ainda "equipamentos mais modernos e veículos operacionais blindados" para os policiais, câmeras nas "entradas e saídas de rodovias", fortalecer "ações de inteligência das polícias Militar, Civil e Científica" e firmar parcerias para construir novos presídios "no estado e na região, para combater a superlotação".

Com uma proposta de política econômica liberal, Doria disse que irá conceder à iniciativa privada o serviço de balsas na travessia entre São Sebastião e Ilhabela, sem aumento de custos. Também irá privatizar o porto de São Sebastião e o aeroporto de São José dos Campos.

'Expectativa é ampla entre os prefeitos para Doria', diz Vitão

O clima é de otimismo na RMVale com a ascensão de João Doria (PSDB) frente ao governo de São Paulo. Do mesmo partido que o governador, o prefeito de Paraibuna, Victor de Cássio Miranda, o Vitão, presidente do conselho da RMVale, disse que há "boas expectativas" na região para o cumprimento das promessas de Doria. "Teremos uma reunião em breve com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, onde pretendemos expor as demandas e solicitar as previsões de execução dos projetos de início, médio e longo prazo. Estamos confiantes", disse Vitão. Fonte ligada ao Codivap informou que "a expectativa é ampla entre os prefeitos" da região quanto ao governo Doria.


an paulo bento

an luiz octavio