28 03 2019 regiao jacarei seis casos escorpioesA prefeitura de Jacareí confirmou mais dois casos de escorpiões em unidades escolares do município nesta semana. Agora, já são seis registros do animal em escolas ou creches.

De acordo com a Secretaria de Educação, uma das aparições foi registrada na EMEF Décio Moreira, e a outra na EMEI Guaraci, que divide terreno com a escola de ensino fundamental. As providências para os casos estão em andamento.

"Estão sendo realizadas várias ações como barreiras físicas, colocação de telas, formação de professores e da comunidade e ampliação da equipe de limpeza. A empresa contratada está concluindo o estudo daquela área toda, onde fica as escolas", defendeu o município, por meio de nota.

A empresa de combate foi contratada após o município ter que fechar as portas da creche EducaMais, no Parque dos Sinos, pelo registro de três escorpiões. As 33 crianças que eram atendidas na unidade foram transferidas temporariamente para as unidades Geralda Pinheiro (Jardim Primavera), Therezinha de Lurdes Recco (Jacarezinho - Centro) e Villa Branca.

Na Décio Moreira, onde outro registro de escorpião já havia sido confirmado há cerca de 10 dias, e também na Guaraci, as aulas devem seguir normalmente.

O caso é tratado com grande preocupação pelos pais, que acreditam que a solução deva abranger medidas de manutenção da cidade. "Existe uma mata ao redor, muito grande, e que não está sendo feita capina", afirmou um dos pais, que optou por não se identificar.

A Secretaria de Educação ainda informou que realiza nesta quinta-feira uma reunião com os pais, professores, com a empresa especializada na captura do animal e com a Vigilância à Saúde para esclarecer como a situação deve ser tratada.


an paulo bento

an luiz octavio