27 03 219 regiao jacarei pedagioO governo Izaias Santana (PSDB) recorreu novamente ao governo federal para pedir que os munícipes deixem de pagar o pedágio que cruza Jacareí na Rodovia Presidente Dutra.

A reivindicação, feita pelo secretário de Mobilidade Urbana Edinho Guedes, foi discutida em encontro com o secretário nacional de Mobilidade, Jean Carlos Pejo.

De acordo com a pasta municipal, além do desembolso financeiro diário dos motoristas que precisam atravessar a região, a justificativa da isenção também gira em torno do desgaste que o problema acaba trazendo para a ponte São João, usada como alternativa de fuga do pedágio. "A saturação da ponte como via de deslocamento cresceu em mais de 3.000 carros só em 2018", informou Guedes.

Agora, o pedido deve ser encaminhado para estudo no governo federal, para posterior posicionamento das equipes técnicas do Ministério da Infraestrutura, podendo contar, inclusive, com a necessidade de novas audiências para aprofundamento da temática.

O pedido já havia sido feito pelo governo tucano à presidência no primeiro ano de mandato de Izaias, quando foi respondido que a mudança poderia interferir financeiramente no andamento do contrato da União com a concessionária NovaDutra. O contrato, no entanto, vence em 2021 e é alvo de uma nova redação no momento, o que motivou o reforço do pedido.

O pedágio em questão fica na altura do km 167 da Dutra, no sentido Rio de Janeiro.


an paulo bento

an luiz octavio