02 08 2020 regiao 6em10 contaminadosO mês de julho terminou com 11.227 casos confirmados de Covid-19 nas 39 cidades do Vale do Paraíba, nada menos do que 61% do total de diagnósticos positivos da região em toda a pandemia --18.306. Ou seja, seis em cada 10 infectados pelo coronavírus na região foram contaminados em julho.

Quadro semelhante ocorreu com o total de mortes por Covid-19 na região. Nos 31 dias de julho, o Vale registrou 336 óbitos em decorrência da doença, 58% do total da região em toda a pandemia, com 582 mortes.

Julho e junho acumulam 16.062 casos de Covid-19 e 493 mortes, representando 88% do total de infectados e 85% da totalidade das mortes.

Os dois meses foram marcados pela reabertura comercial na região, que começou em 1º de junho.

Para o estatístico Paulo Barja, professor da FEAU (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo) da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), o retorno das atividades comerciais impactou fortemente na disseminação do coronavírus.

“Se pensar em termos de segunda onda, talvez a primeira onda estivesse chegando hoje a cinco e 10 casos por dia, se não houvesse a reabertura. Só que agora isso aumentou demais, uma segunda onda maior do que a primeira. Duas curvas sobrepostas.”

E completou o especialista: “A inclinação da curva aumentou em junho e voltou a aumentar em julho. Dava a impressão que a curva estava se acalmando, mas estourou nos últimos dias de julho”.


an paulo bento

an luiz octavio

cartilha detran servicos digitais final at Página 01