26 07 2020 regiao taubate estabilidade curvaO prefeito de Taubaté, Ortiz Jr. (PSDB), justificou a decisão de adiar o início da fase amarela do Plano São Paulo na cidade com base na evolução da pandemia de coronavírus e pediu desculpas à população pela mudança de planos.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o tucano afirmou que "é hora de apertar o freio, e não o acelerador". Segundo ele, na última semana, quando anunciou o avanço à fase amarela, que permitiria maior flexibilização, os dados avaliados davam aval à medida.

"Na semana passada, quando os prefeitos da região tomaram essa decisão, os dados da pandemia em Taubaté eram bem diferentes. As coisas estavam sob controle, pois nos 15 dias anteriores nós ficamos abaixo de 60% de ocupação de UTI. Os números nos permitiam avançar. Mas nos últimos dias a ocupação de leitos aumentou e nós chegamos a 77%, o que nos preocupou muito. Aí não dá pra vacilar", disse.

Ortiz ainda pediu desculpas à população pela expectativa gerada, especialmente para quem atua no setor de bares, restaurantes, academias e salões de beleza, que poderiam reabrir com a medida.

"Eu sei que muitas pessoas estão preocupadas com a situação econômica, ou estão vivendo do auxílio emergencial, ou até gastando suas economias de anos. E podem ter ficado chateadas com esta decisão. Mas meu principal compromisso com vocês é preservar vidas. CNPJ ressuscita, mas CPF não. Eu quero me desculpar pessoalmente com vocês por esta mudança nos planos", disse.

No fim, Ortiz acrescentou que espera melhora nos dados para os próximos dias. "Confiamos que nos próximos dias essas taxas vão voltar à estabilidade e a região poderá passar para fase amarela", disse.

Taubaté registrou 1.761 casos e 54 mortes por Covid-19 até a manhã desta quinta (30/07).

Recuo

Na terça-feira (28/07), a Prefeitura de Taubaté recuou e decidiu adiar o início da fase amarela do Plano São Paulo na cidade, que aconteceria na quarta-feira (29/07). A cidade entraria nesta fase mais flexível da retomada econômica contra as orientações do governo estadual, que manteve o Vale do Paraíba na fase laranja, que é mais restritiva.

Na manhã de terça-feira (28/07), uma comitiva de prefeitos da região, entre eles o de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), participou de uma reunião com o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 no Palácio dos Bandeirantes.

Os prefeitos apontavam que houve um erro no número de casos diários, que é um dos requisitos para avançar ou não no Plano SP. O Estado nega ter ocorrido um erro e manteve a região na fase laranja.


an paulo bento

an luiz octavio