bn cmc 26 08 2019        an luiz octavio        bn pref crz setembro 2019

 

12 09 2019 regiao sjc salario embraerA Embraer quer congelar salários dos empregados nas duas fábricas em São José dos Campos (SP). A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, que negocia com a fabricante de aeronaves o reajuste. Segundo a entidade, o índice zero de aumento foi a proposta patronal apresentada na quarta-feira (11/09). A data-base da categoria é em setembro.

A discussão sobre o reajuste envolve também outras empresas do setor aeronáutico e que são representadas pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). São elas a Latecoere, em Jacareí; e Sonaca, Pesola, Alestis e Aernnova, em São José dos Campos.

A Embraer não quis comentar o assunto e a Fiesp informou que o processo negocial está em andamento e há previsão de nova rodada de negociação para a próxima semana. Juntas, segundo o sindicato, que representa 14,5 mil empregados nas seis empresas.

A contrapartida ao congelamento dos salários, também segundo o sindicato, é o pagamento de um abono de R$ 2,5 mil aos trabalhadores da Embraer e R$ 1 mil nas demais empresas. Pelo acordo proposto, os salários deixam de ter a correção inflacionária acumulada desde o último aumento, em setembro de 2018. O índice foi de 3,4%, medida pela inflação oficial (IPCA).

O sindicato também diz que a discussão com a Embraer e a Fiesp contemplou a proposta de acabar com a estabilidade aos trabalhadores lesionados.

Pela lei, o funcionário que adquirir doença durante o trabalho tem direito à garantia de emprego por um ano a partir do término do auxílio-doença. A cláusula também faz parte da convenção coletiva da categoria há mais de 40 anos.

Motivo

Segundo o diretor do sindicato, Herbert Claros, o motivo alegado para as medidas propostas pelas empresas foi a crise.

"Internamente e para o mundo a Embraer diz que está a mil maravilhas, mas na mesa de negociação diz que está em crise e que precisa fazer reduzir custos. Os dados de entrega estão em dia e dentro da fábrica estão liberando horas-extras. Empresa que está em crise não autoriza hora extra", defendeu.


an byomed

an pao quente 02